Arsec Desumidificadores

Umidificador de ambiente

Não é segredo para ninguém que, no Brasil, é possível perceber alguns extremos em termos de clima e temperatura. Sendo assim, enquanto alguns lugares do país são caracterizados pela seca frequente, em outros o que reina é justamente a alta umidade. Para essas situações, existem os umidificadores e desumidificadores.

Esses equipamentos são relativamente novos no mercado, e surgiram graças a necessidade de controle da umidade em alguns ambientes. O avanço da tecnologia permitiu que eles fossem desenvolvidos e, então, trouxessem a melhor qualidade possível da umidade relativa do ar em alguns espaços.

Vale ressaltar ainda que existem diversos modelos de umidificadores e desumidificadores. Isso porque, enquanto alguns são projetados justamente para ambientes residenciais, outros foram desenvolvidos para atenderem indústrias e locais maiores, com a presença de mais pessoas.

Mas, afinal de contas, o que são esses aparelhos?

O que é um umidificador de ambiente?

O umidificador de ambiente é um aparelho que serve justamente para elevar a umidade relativa do ar. Sendo assim, ele pode e deve ser utilizado em espaços marcados pelo baixo nível de umidade – o que pode ser um problema, sobretudo para casos de longa permanência de pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a baixa umidade relativa do ar, em um certo nível, pode acabar causando problemas de saúde. É justamente por isso que umidificadores de ambiente se tornaram tão procurados nos últimos anos por espaços de trabalho, por exemplo, em que se preza a salubridade do profissional.

Vale ressaltar ainda que, por terem sido projetados com o intuito de elevar a umidade relativa do ar, os umidificadores de ambientes são extremamente recomendados para locais secos. O seu funcionamento se dá por meio da produção de névoa, transformando água líquida em vapor.

A importância de se ter um umidificador de ambiente

Se você já passou dias ou horas em um ambiente extremamente seco, provavelmente já sentiu os efeitos dessa situação. Depois de um certo tempo, a própria garganta começa a ficar seca e, com isso, se torna um pouco mais difícil respirar, com possibilidade até mesmo de alguns ataques de tosse.

É extremamente importante contar com um umidificador de ambiente em locais secos para evitar situações como a citada acima. Sendo assim, se o tempo está muito seco e você está sentindo dificuldades de respirar, tosse seca, olho irritado, rinite ou chiado no peito, saiba que esse aparelho pode ser uma solução importante.

Isso porque eles ajudam a diminuir os transtornos de saúde causados por ambientes secos, ao elevarem a umidade relativa do ar ao nível ideal. Dessa forma, se até mesmo respirar se torna algo mais fácil, quem dirá realizar tarefas que exigem maior esforço físico.

Sendo assim, contar com um umidificador de ambiente é essencial para quem mora ou trabalha em locais extremamente secos. Através desses aparelhos, é possível proporcionar maior conforto para os residentes ou trabalhadores, o que tem um impacto direto na saúde dos mesmos.

Quando eu devo comprar um umidificador de ar?

Para muitas pessoas é difícil saber se a umidade relativa do ar está, de fato, abaixo do nível ideal. Sendo assim, a dúvida de muitos é justamente: como saberei que devo comprar um umidificador de ambiente para o local onde eu moro ou trabalho?

Em termos gerais, locais próximos ao sertão ou até mesmo que são caracterizados por ambientes mais secos e altas temperaturas contam com umidades inferiores a ideal. A partir do momento que isso começa a influenciar na qualidade de respiração do indivíduo, sabe-se que a hora de partir para um umidificador de ambiente.

Pessoas que sentem a garganta seca com muita frequência, sofrem com falta de ar e até mesmo sentem um chiado esporádico no peito podem ser beneficiadas com um umidificador de ar. Afinal de contas, a partir do momento em que se coloca a umidade relativa do ar em níveis ideais, a respiração flui de uma maneira muito melhor.

Entenda a umidade relativa do ar

Para identificar a umidade relativa do ar é preciso realizar um cálculo bem elaborado, o qual é muito utilizado por meteorologistas na análise da previsão do tempo. Em suma, pode-se dizer que a umidade é a diferença entre a quantidade de água em um ambiente e a quantidade máxima que poderia haver no mesmo local.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, não é só a falta de chuva que é responsável por diminuir a umidade do ar. Aparelhos de ar condicionado, poluição altas e baixas temperaturas também podem fazer com que a umidade fique entre 30% e 40%, exigindo a instalação de um umidificador de ambiente.

O aparelho, então, nesses casos, alivia os problemas causados pelo clima. O resultado é nada mais nada menos do que um ambiente mais confortável e uma diminuição em relação aos problemas respiratórios.

Qual é a umidade ideal?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a umidade relativa do ar deve estar entre 30% e 65% para evitar a ocorrência de problemas de saúde. Porcentagens muito distintas à estas podem resultar não apenas em complicações respiratórias como, também, na proliferação de fungos e bactérias.

Quais são as principais características do umidificador?

A principal finalidade do umidificador de ar ambiente é justamente umidificar o ar. O equipamento pode ser encontrado em modelos diferentes no mercado, com a capacidade para alcançar tamanhos distintos e caber em espaços mais versáteis, sobretudo em cantos com ângulo de 90º.

Caracterizado como um aparelho eficaz, prático e portátil, o umidificador de ar ambiente conta também com um excelente custo-benefício. A instalação do aparelho é simples e fácil, e a dica é utilizá-lo sempre com água filtrada para que não ocorram contaminações.

O umidificador de ar reduz a temperatura?

O umidificador de ar não necessariamente reduz a temperatura do ambiente, no entanto, tem a capacidade de deixá-lo um pouco mais fresco. Para sentir esses efeitos refrescantes, é preciso estar próximo do equipamento, visto que o nosso corpo por si só pode não sentir a alteração de umidade.

Dicas para garantir longa vida útil ao umidificador de ar ambiente

O umidificador de ar ambiente possui um recipiente para ser abastecido com água, fluído este que melhora a qualidade do ar depois de esquentar e umedecer o espaço. Para o equipamento elétrico durar por muito mais tempo, é essencial tomar alguns cuidados extras, como fazer a manutenção correta, por exemplo.

Todas as vezes que você for colocar água no reservatório, faça isso apenas com o equipamento desligado, para evitar curto. E por falar em água, ela deverá ser colocada em temperatura ambiente, nem quente e nem fria. Quando a máquina for desligada, toda a água que sobrar deverá ser retirada do ambiente.

Outro fator determinante para aumentar a vida útil do umidificador de ambiente é fazer a limpeza correta do equipamento. Faça sempre com ele desligado e com o plug retirado da tomada. É recomendado limpar o aparelho utilizando panos umedecidos com álcool ou detergente neutro, sem lavar com água.

Saiba mais sobre a Arsec

Empresa especializada em desumidificador de ar, equipamentos para laboratório, como resfriador e dessecador, e umidificador de ar ambiente, a Arsec atua no mercado desde 1983, tendo como característica produzir equipamentos a partir de tecnologia de ponta, capazes de atender às mais variadas necessidades. São mais de três décadas de tradição.

Hoje, a marca Arsec está entre as líderes do segmento, sendo reconhecida por quem já adquiriu e confia na qualidade dos produtos. Um dos objetivos da empresa é garantir a satisfação dos clientes, para isso, periodicamente são lançados novos equipamentos, atendendo todas as necessidades propostas pelos clientes.

É fácil de adquirir os nossos produtos

Já falamos sobre as principais características de um umidificador de ar, equipamento interessante para ambientes secos. E agora, que tal entrar em nossa loja virtual e conhecer o Umidificador Arsec.

Nosso modelo pode ser personalizado de acordo com o gosto do cliente, nas cores preta e branca. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, é só solicitar explicação através de nosso e-mail: vendas@arsec.com.br.

Está com alguma dúvida para encontra o produto ideal?

Entre em contato conosco através do formulário abaixo que nossa equipe lhe retornará