Arsec Desumidificadores

Usos de Placa Aquecedora em laboratórios

A placa aquecedora é um dos principais equipamentos dos laboratórios. Sua aplicação é ideal para o aquecimento uniforme de substâncias que necessitam de análise. O funcionamento acontece de maneira simples, mas é preciso tomar alguns cuidados com este equipamento.

O que é uma placa aquecedora?

As placas de aquecimento servem para elevar a temperatura de itens colocados dentro de recipientes sem a utilização de chamas. Possuem uma resistência elétrica que aquece a placa onde devem ser colocados os itens desejados. Um dos modelos mais populares, desenvolvido pela Arsec, tem potência de 1.500 watts.

Para que serve uma placa aquecedora?

A placa aquecedora é um dos equipamentos mais importantes em um laboratório. Ela tem diversas utilidades, servindo para o aquecimento uniforme de diferentes substâncias colocadas no equipamento. Seguindo a programação deste utensílio, é possível aquecer as amostras colocadas sobre a plataforma. Dependendo do modelo, podem executar mais funções.

Placas aquecedores são fundamentais em laboratórios

As placas aquecedoras são itens essenciais nos laboratórios, já que podem acelerar as reações químicas. O calor é algo que os profissionais da área química necessitam em suas experiências, logo as placas oferecem este serviço. As placas aquecedoras são componentes praticamente obrigatórios nos laboratórios modernos, facilitando diferentes testes que levariam bem mais tempo.

Como é o funcionamento?

Estes equipamentos possuem um funcionamento considerado simples. O profissional do laboratório deverá conectar a fonte de alimentação na tomada, com a voltagem desativada e depois ativar o controle de voltagem. Quando já estiver pronto, basta colocar o recipiente com as substâncias sobre a placa aquecedora e esperar o calor agir.

Quais modelos existem?

Nem todas as placas aquecedoras são iguais. A maioria dos modelos é redondo, retangular ou quadrado. Algumas suportam mais de um vidro por vez, enquanto outras fazem o trabalho de maneira individual. Existem ainda modelos de placas aquecedoras digitais e analógicas.

Principais cuidados a tomar

A placa aquecedora sempre deverá ser mantida limpa, mas sem a utilização de agentes abrasivos em sua higienização. O melhor a fazer é passar um pano úmido. Antes de pôr na tomada, confira se está desligado o controle de voltagem, evitando problemas nos circuitos eletrônicos. Com essas precauções, é possível utilizar a placa aquecedora por mais tempo e evitar manutenções.

Outros cuidados

O operador do equipamento no laboratório deverá evitar que líquidos sejam respingados sobre a placa aquecedora, deverá ainda utilizar óculos, para caso gases tóxicos sejam liberados. O jaleco deverá estar fechado, além de portar uma máscara cobrindo o nariz e a boca.

Onde encontrar as melhores placas aquecedoras?

Se você não quer ter dor de cabeça com as placas aquecedoras, o melhor a fazer é comprar produtos de qualidade. A Arsec tem mais de três décadas de experiência na fabricação destes equipamentos. Se gostou do que leu, entre em contato conosco e garanta um produto fabricado em aço inoxidável e que garante a melhor temperatura.

Está com alguma dúvida para encontra o produto ideal?

Entre em contato conosco através do formulário abaixo que nossa equipe lhe retornará

Gostou desta matéria? Que tal receber todos os nossos conteúdos em primeira mão?
Este não era o conteúdo que procurava?Nossa equipe está pronta para atendê-lo, entre em contato e tire suas dúvidas!

Nossos contatos

(11) 4243-7188
(11) 4243-2177
vendas@arsec.com.br

Ou se preferir envie-nos um e-mail clicando no botão abaixo