Umidificador de ar
Você sabe o que é um umidificador de ar? Esse é um equipamento que é muito útil para ambientes bastante secos, onde até mesmo é difícil para respirar. Por isso, carrega esse nome, sendo um aparelho feito para transformar água líquida em estado gasoso e reduzir a baixa umidade.
A umidade relativa do ar é uma condição muito falada durante a previsão do tempo, acontece que ela não pode estar muito elevada e nem muito baixa. Quando seu nível está menor do que 30%, a situação acaba sendo muito difícil e então o uso de um umidificador de ar pode ser a solução.
Reunimos os principais dados sobre umidificadores de ar, para que você acabe com as suas dúvidas. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância do equipamento no dia a dia, a sua verdadeira função e ainda como garantir um bom serviço. Quer saber mais? É só você continuar lendo esse artigo!
Por que o umidificador de ar é importante no seu dia a dia?
O umidificador de ar é um aparelho usado em locais secos, que possuem umidade relativa abaixo de 40%. Em geral, ele tem como principal aplicação fazer com que a qualidade do ar ambiente se torne melhor, ou seja, acima dos 60%. Estes são índices sugeridos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e quando ultrapassados, seja para mais ou menos, a situação é crítica.
Esse tipo de produto é vital em casas onde moram pessoas com problemas respiratórios. Isso acontece porque a baixa umidade pode lesar ainda mais a saúde e aumentar a frequência de crises de doenças como:
- Bronquite,
- Asma,
- Rinite,
- Entre outros exemplos possíveis.
Portanto, pessoas que moram em regiões secas devem ficar atentas para essa condição.
Esse aparelho é um aliado principalmente para crianças e idosos, pessoas que possuem a saúde mais frágil. Além disso, o aparelho pode ajudar na hora de dormir, já que quando os níveis de umidade estão mais elevados, consegue hidratar o sistema respiratório e é capaz de reduzir o ronco.
Ganho na saúde e também na qualidade de vida
Como citamos, o umidificador é um aparelho ótimo para ajudar a vida de pessoas que já sofrem de problemas respiratórios. Mas não só isso, durante o inverno, em especial em cidades mais poluídas, seu valor agrega ainda mais ao ambiente.
Isso porque sabemos que o clima contribui muito para a qualidade de vida dos alérgicos. Qualquer mudança de temperatura pode ser fatal para ocasionar uma crise alérgica.
Dependendo da cidade onde a pessoa mora, depender do clima não é o melhor meio de resolver esse problema. Então para que possa trazer um melhor conforto já na questão de poluição e do clima, o umidificador surge como uma ponte de equilíbrio trazendo resultados imediatos.
Além do mais, quem tem costume de fazer uso de métodos caseiros, acaba ganhando muito mais eficiência e potência ao utilizar o umidificador.
Qual a verdadeira função de um umidificador de ar?
Ao contrário do que alguns usuários podem pensar, o umidificador de ar não alivia a temperatura. A sua função acaba sendo deixar o ar mais úmido e permitir aos moradores ou colaboradores mais qualidade. Portanto, ele não tem a mesma função do que um ar-condicionado, ainda que sirvam para melhorar as condições de respiração.
A maioria dos aparelhos fornecidos no mercado tem capacidade para atuar como umidificador de ar em áreas até 50m² e alguns oferecem a função automática de desligar depois de detectar que a qualidade do ar foi controlada. Os modelos são bem variados e cabem nos lugares mais versáteis, em especial nos cantos de 90° dos cômodos.
Portanto, se você já leu em algum outro lugar que esse objeto tem o poder de reduzir a temperatura, é melhor ter cuidado. O sistema do umidificador não tem essa condição. No máximo, o que ele pode fazer é trazer um frescor para a região onde está instalado, mas isso não retrata uma queda na temperatura.
Confira algumas dicas para o equipamento funcionar melhor!
O umidificador de ar vem com recipiente para abastecer com água, fluido que deixará a qualidade do ar mais próxima ao ideal. Devido a isto, é importante:
- Desligar o equipamento antes de colocar água no reservatório;
- Utilizar água em temperatura ambiente;
- Retirar toda a água do recipiente quando ele estiver desligado;
- Limpar com produto neutro e não lavar com água ou secar.
Ao ligar o equipamento, fique atento ao manual, para não o deixar ligado mais tempo do que o solicitado. Em geral, o prazo limite é de 3 ou 4 horas. É vital ainda tomar cuidado com a posição do aparelho no cômodo, já que não pode ficar encostado na parede ou em algum objeto. Por fim, se ele ficar ligado muito tempo pode causar um excesso de umidade.
Além de tudo isso, se você quiser deixar o ambiente ainda mais confortável e climatizado, você pode investir nos umidificadores que possuem nicho para difusor de aromas.
Assim, você pode escolher a essência que mais te agrada para perfumar o ar e ainda trazer toda a qualidade que o umidificador gera.
Tomando todos os cuidados básicos é possível fazer com que a vida útil do aparelho seja maior. De fato, eles exigem pouca revisão, mesmo assim é bom tomar cuidado com a questão. Por fim, indicamos usá-lo sempre com água limpa, de preferência filtrada, para não causar contágios e sim maior bem-estar.
Quais são as principais vantagens do umidificador de ar?
Trata-se de um excelente equipamento, prático e portátil, e que também apresenta um excelente custo-benefício para o usuário. Além disso, também faz pouco uso de energia e gera tranquilidade. Veja agora quais são as principais vantagens de possuir um desumidificador de ar:
- Melhoram a respiração: a principal função do umidificador é fazer com que o local se torne mais agradável para as vias respiratórias;
- Aliviam sinusite, rinite e congestionamento nasal: muitas pessoas possuem problemas como esses quando o ar fica muito seco. Logo, adicionar umidade é o ideal para diminuir essa questão;
- Evitam hemorragias nasais: um dos grandes problemas do ar seco, é a falta de lubrificação nasal, podendo fazer com que algum vaso se rompa. O umidificador impede isso;
- Possuem um ótimo custo-benefício: são aparelhos práticos que dão qualidade de vida a um preço justo;
- São eficientes e práticos: podem ser instalados em qualquer ambiente, gerando um conforto maior para quem habita aquele local;
- Não gastam muita energia: são muito econômicos por mais que fiquem horas ligados;
- Entregam mais bem-estar e conforto para o ambiente: por trazer um equilíbrio ao ambiente, acabam dando uma satisfação para as pessoas que se beneficiam dele;
- Não oferecem risco de causar bolor: o uso adequado do aparelho não faz com que mofo ou bolor apareçam no ambiente.
São apenas alguns dos benefícios gerados pelo aparelho. Assim que ele é instalado, já pode-se sentir a melhorar da qualidade do ar no período em que fica ligado. Portanto, será possível notar logo essa melhoria.
Quais as regiões mais indicadas para o uso do umidificador?
O umidificador é perfeito para regiões secas, como no Centro-Oeste brasileiro, por exemplo. Caso você tenha uma empresa, vale investir em um material como este, já que assim a produtividade poderá melhorar. Afinal, os colaboradores terão um clima mais confortável para trabalhar.
A qualidade do ar é um fator importante para todos, independente do ambiente ser residencial ou comercial. Dentro de uma empresa, esse aparelho pode ser ainda mais útil.
Isso porque acabam gerando um equilíbrio nos processos de elaboração, elevando o padrão do ambiente.
Quais os principais tipos de umidificadores existentes?
De modo básico, existem quatro tipos de umidificadores:
- Os centrais, que quase sempre ficam acoplados no sistema de aquecimento ou do ar-condicionado;
- O ultrassônico, que produz uma névoa por meio de vibrações ultrassônicas;
- Os evaporativos, usado em ventiladores para soprar um ar mais úmido;
- E os vaporizados, que transformam água líquida em vapor.
Então, dependendo do ambiente que você se encontre, cada um desses pode se adequar melhor. Por exemplo, dentro de uma empresa, os umidificadores centrais acabam tendo uma boa eficiência.
O que avaliar antes de comprar umidificador de ar?
Uma dúvida muito frequente sobre quem quer comprar um umidificador, é saber quais pontos deve-se levar em consideração para que se possa escolher o melhor produto.
Primeiramente, dois pontos merecem destaques quando entramos neste assunto. O primeiro é a potência e o segundo é a capacidade de manter a umidade do ambiente.
A potência é importante pois ela possui uma relação direta com a capacidade de poder espalhar névoa em todo ambiente. Quanto maior o local, maior deve ser a potência para que se possa ter mais eficiência.
O segundo ponto é referente a capacidade do aparelho em manter a umidade. Ela é importante pois se não funcionar bem, o consumidor não terá o resultado esperado.
Além disso, existem outros pontos menos importantes, mas que ainda assim merecem atenção, que é sobre a capacidade de limpeza.
É fundamental que o consumidor consiga limpar o aparelho para que ele possa atingir seu máximo potencial e solte o vapor puro e sem que se tenha bactérias.
Por isso, confira se o aparelho possui um reservatório que seja fácil de limpar e que tenha um manual de informações claro sobre como fazer esta tarefa.
Por que a Arsec é a melhor opção para você?
A Arsec é uma empresa que atua no mercado desde 1983, sendo especialista em equipamentos para o tratamento do ar. Desenvolvemos desumidificadores, equipamentos para laboratório, resfriadores e dessecadores. Além disso, a nossa linha de produtos conta com umidificadores, que podem ser usados em diferentes ambientes.
A alta qualidade e eficiência elevada dos nossos equipamentos nos colocou entre as principais marcas do segmento. Assim, fornecemos umidificador e outros aparelhos relacionados aos cuidados com o ar. Por isso, investimos em um time qualificado, capaz de desenvolver novas soluções e equipamentos de ponta.
Teve interesse a respeito do umidificador de ar ou demais produtos presentes em nosso catálogo? Então entre em contato agora mesmo através do número (11) 4243-7188. Diga o que você necessita e a nossa equipe mostrará a melhor opção para o seu caso!