Por que utilizar um desumidificador em um museu?
Desumidificadores são equipamentos que podem ser utilizados nos mais variados ambientes, garantindo a qualidade do ar para quem respira, mas principalmente a conservação de acervos, como é o caso dos museus. Por que utilizar um desumidificador em um museu? Essa pergunta tem uma resposta fácil.
Como funciona um desumidificador?
O desumidificador é um equipamento que serve para reduzir o índice de umidade relativa do ar, que ao ultrapassar certos limites começa a causar problemas respiratórios em pessoas que ocupam o ambiente e também pode danificar materiais que estão por lá.
Ele utiliza uma tecnologia que serve para condensar o ar úmido, transformando literalmente em água, que é logo enviada para um reservatório instalado nesta máquina. Os modelos desenvolvidos pela Arsec contam com tecnologia de ponta, evitando que a água vaze.
Por que utilizar um desumidificador em um museu?
Os museus são ambientes que possuem grandes exposições e um risco acervo de material histórico. Tudo deve ser bem preservado, para que a história possa ser mantida e contada para as próximas gerações.
E muitos dos materiais expostos em museus são frágeis, já passaram por restauração ou estão em situação precária devido a idade que possuem. A partir disso, é fundamental ter cuidado com relação a umidade do ambiente onde estes materiais estão inseridos.
Quando a umidade relativa do ar é muito elevada, a propagação de microrganismos começa a acontecer mais rapidamente. Fungos, bactérias e traças tomam conta de um espaço, e podem atacar estas produções históricas, danificando os materiais.
A umidade é capaz ainda de causar mofo, o que não é nada legal para um museu. Os visitantes que costumam frequentar estes locais não vão demorar para perceberem que algo está errado e precisa ser feito.
Portanto, ele é ótimo para vencer os microrganismos que podem tomar conta de um museu.
Desumidificadores são ótimos para locais fechados
Ambientes fechados tendem a sofrer mais com a umidade relativa do ar, isso acontece porque existem poucas entradas para a luz solar, que é capaz de contornar, pelo menos um pouco, essa situação.
E os museus contam com salas que praticamente não possuem aberturas, caso elas tenham paredes que façam contato externo, a chance de sofrerem com umidade é ainda maior. A partir disso, utilizar um desumidificador é uma opção interessante e sensata.
É fundamental explicar que o desumidificador tem a função apenas de ajudar na regulamentação do ar, ele não irá danificar nenhum dos materiais presentes no ambiente ou então componentes elétricos. Pelo contrário, a umidade em excesso que pode danificar estes materiais, e com o seu controle a segurança fica maior.
Encontre aqui os melhores equipamentos
Se você está buscando por um desumidificador de ar, seja para museu ou hospital, o melhor a fazer é procurar pela Arsec. Produzimos equipamentos com tecnologia de ponta, desenvolvidos por nossos técnicos. Com esse equipamento, todas as obras de artes serão protegidas. Peça um orçamento agora mesmo.