Dessecador de Laboratório
O dessecador de laboratório é um equipamento fundamental para esse tipo de ambiente, já que ele conta com algumas funções específicas. Dependendo do local, podem ser realizadas experiências químicas ou a produção de medicamentos, por exemplo. Então, este item passa a ser fundamental, para tornar o laboratório mais completo.
Em suma, o dessecador é uma das vidrarias do laboratório ou utensílio de laboratório. A sua principal função, como o nome já diz, é dessecar a umidade de algum produto. Então, dentro do equipamento geralmente existe sílica-gel, que serve para manter o seu funcionamento da melhor maneira possível.
Você sabe qual é a função do dessecador de laboratório? Ou para que esse equipamento serve? Reunimos as principais informações sobre o assunto, com o objetivo de acabar com suas dúvidas. Além disso, falaremos sobre a Arsec, marca que é referência no desenvolvimento e produção dessa vidraria.
O que é um dessecador de laboratório?
O dessecador de laboratório é um equipamento fechado, que pode ser fabricado em vidro ou plástico. A tampa deve ser vedada com uma resina, que tem o objetivo de isolar completamente as substâncias internas das externas. Além disso, pode ainda contar com uma bomba para reduzir a pressão interna e acelerar a secagem.
Ele é produzido em vidro e selado com graxa de silicone, com um agente de secagem dentro dele. De tal maneira, é possível garantir que o conteúdo dentro do recipiente de vidro seja completamente isolado. Além disso, possui uma tampa que forma um vácuo, onde a sílica-gel absorve a umidade da amostra até o ponto de saturação.
Nos laboratórios o uso mais comum deste equipamento se dá nas etapas de padronização de soluções. Durante o seu uso, o sal de uma determinada substância é aquecido em estufa para, posteriormente, ser posto para esfriar em pressão reduzida no interior do dessecador.
Dessa forma, podemos concluir que a principal função de um dessecador de laboratório é reduzir e manter a umidade de amostras diversas. Então, isso vale tanto para a padronização de produtos químicos, quanto para realizar a análise deles. Contudo, a sua aplicação principal é para a armazenagem e secagem de amostras com baixa umidade e sensíveis.
Como funciona o dessecador de laboratório?
O produto e o agente dessecante devem ser colocados no interior do equipamento. Em seguida, ele deve ser tampado e vedado, para que a água seja retirada do elemento por meio da evaporação. Afinal, a principal característica do agente dessecante é absorver a umidade.
O uso de uma bomba de vácuo pode ser uma opção interessante para minimizar a quantidade de gases e vapores de água contidos na parte interna do equipamento. Além disso, é um componente importante para casos em que o produto possui muita umidade, no caso a substância que está sendo dessecada.
O que é agente dessecante?
Os dessecadores são recipientes fechados que possuem um agente conhecido por dessecante. Assim, a sílica-gel é o dessecante mais popular, sendo um composto incolor. É ela quem atua com o objetivo de absorver a umidade. Aliás, nos modelos da Arsec existem reservatórios da substância.
A Arsec trabalha com sílica-gel de cor azulada, onde o produto deve ser substituído ao adquirir um tom vermelho. Desse modo, pode ser usada na forma de sachê, já que os grãos podem ser puxados pelo ventilador, causando problemas para o funcionamento do equipamento.
Limpeza do dessecador de laboratório
O dessecador de laboratório é um equipamento que deve ser higienizado com cuidado. Afinal, ele fica em um laboratório, que é um espaço onde geralmente são realizadas experiências e existe o contato com diversas substâncias. Portanto, é fundamental ficar atento às indicações do fabricante para não fazer nada de errado.
Durante o processo de limpeza é melhor evitar o uso de solvente, sendo recomendada apenas a aplicação de um pano umedecido com álcool ou detergente neutro.
A partir disso, o equipamento será mantido conservado e poderá ser usado normalmente nas próximas vezes. A limpeza é fundamental para equipamentos de laboratório. Desse modo, é possível evitar a contaminação por microrganismos, capazes de atrapalhar os resultados.
Conheça também o nosso catálogo de produtos
Além do dessecador de laboratório, a Arsec procura atender as expectativas de todos os seus clientes. De tal maneira, trabalhamos com uma série de equipamentos diferentes. Confira alguns exemplos:
- Desumidificadores de ar;
- Dessecadores;
- Resfriadores de líquidos;
- Termo-higrômetro e termo-higrômetro digital;
- Umidificadores de ar.
Entre em contato e conheça mais informações sobre os nossos produtos e serviços! Estamos preparados para atender você da melhor maneira possível e oferecer produtos e soluções que possuem um ótimo custo-benefício.
O melhor dessecador de laboratório você encontra na Arsec!
A Arsec é uma empresa experiente, fundada em 1983 e que possui, portanto, décadas de atuação no mercado brasileiro. Nós temos como principal objetivo fabricar e comercializar os melhores desumidificadores e secadores de ar comprimido do mercado. O dessecador de laboratório é um deles!
Um de nossos principais objetivos é oferecer para todos os nossos clientes o melhor custo-benefício e também as melhores condições. Assim, a ideia é que ninguém perca essa oportunidade e então consiga fechar o negócio conosco. Aliás, a Arsec atende todas as normas e possui reconhecimento internacional.
Desde 2008, a Arsec trabalha de acordo com a norma NBR ISO 2000:2008, o que atesta a qualidade de todos os produtos, incluindo o dessecador de laboratório. Esse certificado também garante que nossos consumidores tenham total confiança no momento de adquirir os nossos produtos. Você está pensando em modernizar o seu ambiente de trabalho? Então entre em contato agora mesmo, é só ligar para o (11) 4243-7188! Se preferir, é só enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp, pelo número (11) 97062-8383.