Arsec Desumidificadores

Como a umidade interfere na indústria de panificação?

Controlar a umidade em panificadoras é crucial no processo de fermentação, para garantir a qualidade dos alimentos e reduzir custos. Mas, o que é preciso para controlar a umidade desse ambiente?

Para saber mais sobre o assunto e como a umidade pode interferir na indústria de panificação, basta continuar lendo este conteúdo!

Por que é importante controlar a umidade em panificadora?

Não há duvidas de que o pão é um dos alimentos mais presentes na mesa de café da manhã e no lanche da tarde de muitos brasileiros. Não é para menos que as panificadoras estão entre os maiores segmentos de indústrias do Brasil.

De acordo com dados do SEBRAE, a panificação representa por volta de 36% da produção nacional de alimentos. Durante esse processo de produção em larga escala, a gestão dos custos e o controle de qualidade são dois fatores que andam lado a lado.

Dessa forma, o atual desafio das indústrias no cenário econômico é diminuir o desperdício e produzir um produto de qualidade para os consumidores, ainda mais se tratando de alimentos.

E é diante dessa necessidade que o controle de umidade em panificadoras torna-se essencial. Isso porque, no processo de fabricação dos pães, a fermentação, o nível de umidade e temperatura correta são fatores cruciais para que a fermentação seja feira de modo correto.

O ideal, para obter uma boa fermentação, é que a temperatura da massa fique entre 22°C e 28°C e a umidade relativa do ar igual a 75%. Para entender melhor, nos dias chuvosos, a umidade do ar pode ser maior que 90%.

Nesse caso, fica mais arriscado manusear a massa do pão em ambientes que não tenham um controle de umidade e de temperatura adequados. Pois, micro-organismos se ativam durante a fermentação e causam a ação fermentativa da massa, fazendo com que o seu volume interior se expanda.

Quais riscos que a umidade gera na fabricação de pães?

De forma resumida, a fermentação faz com que o pão cresça e adquira sua textura macia. Quando isso ocorre, bolhas estouram e eliminam CO2 da massa, mas com um controle de umidade no ambiente, é formado uma espécie de película protetora ao redor da massa.

Isso impede que o gás carbônico saia, para que a massa fique no formato, tamanho e consistência adequadas.

A umidade em excesso pode gerar uma serie de riscos durante a fabricação de  pães, tais como:

Como controlar a umidade na fabricação de pães?

A boa notícia, é que você pode controlar o nível de umidade na fabricação de pães. Para isso, o ideal é usar um desumidificador, que faz o processo de absorção da umidade do ar, assim elimina o excesso de água na área externa do ambiente de fabricação.

A Arsec é uma empresa especialista na fabricação e comercialização de desumidificadores de ar, e conta com um catálogo repleto de produtos para atender à todas as necessidades, inclusive para fabricação de alimentos.

Com um desumidificador de ar em uma panificadora, é possível obter as seguintes vantagens:

Para conhecer mais detalhes sobre os produtos da Arsec, continue navegando pelo site!

Está com alguma dúvida para encontra o produto ideal?

Entre em contato conosco através do formulário abaixo que nossa equipe lhe retornará

Este não era o conteúdo que procurava?Nossa equipe está pronta para atendê-lo, entre em contato e tire suas dúvidas!

Nossos contatos

(11) 4243-7188
(11) 4243-2177
vendas@arsec.com.br

Ou se preferir envie-nos um e-mail clicando no botão abaixo

Gostou desta matéria? Que tal receber todos os nossos conteúdos em primeira mão?