Umidificador de ar ou climatizador: qual escolher?
Tanto o umidificador, quanto o climatizador possuem funções semelhantes. Em dias secos, eles têm um papel de grande importância, que é aumentar a qualidade do ar de maneira considerável.
Contudo, apesar de conseguirem manter o ar com uma umidade considerada adequada, eles também possuem várias diferenças entre si, sendo que as principais são o design, o tamanho e, é claro, o preço.
Nesse artigo, iremos abordar os maiores divergências e semelhanças entre os dois equipamentos e fazer com que você entenda qual é a melhor opção para o seu bolso. Confira agora mesmo!
Umidificador de ar: o que é?
O umidificador de ar é um aparelho muito utilizado em residências e em locais que possuem como principal característica o tempo seco.
O principal objetivo desse equipamento é manter a qualidade do ar estável (acima dos 50%) e impedir que a secura se torne prejudicial à saúde humana.
Existem diversos modelos de umidificadores no mercado e, no geral, eles também têm tamanhos diferentes, que visam atender locais distintos de maneira mais prática.
O seu funcionamento acontece através do lançamento de pequenas gotículas de água em forma de vapor, que são lançadas ao ambiente em que o aparelho está instalado, a fim de distribuir a umidade pelo ambiente.
No geral, o umidificador de ar consegue atender muito bem pessoas que possuem problemas respiratórios e não conseguem respirar quando a umidade relativa do ar está muito baixa.
Principais vantagens do umidificador de ar
- Maior variedade no mercado, o que faz com que seja um produto versátil;
- A versatilidade também tem impacto no preço, fazendo com que haja modelos com preços que se encaixam no bolso de todos;
- É silencioso, o que possibilita que seja utilizado durante à noite;
- É compacto.
Climatizador: o que é?
O climatizador, por outro lado, além de também conseguir manter a umidade relativa do ar em uma porcentagem saudável par o ser humano, também serve para abaixar (ou aumentar, em alguns casos) a temperatura ambiente em até 5º.
A potência de um climatizador, contudo, não chega aos pés de um ar condicionado. Entretanto, em locais realmente muito quentes e secos, ele pode ser de grande utilidade.
A funcionalidade do climatizador se dá através do próprio ar. Por meio de uma passagem ou um tubo, o climatizador consegue absorver o ar ambiente e climatizá-lo dentro de seu sistema, tornando-o mais úmido e fresco.
Principais vantagens do climatizador
- Consegue atender duas frentes ao também tornar o ambiente mais fresco;
- Por essa função, ele possui um preço mais elevado, mas, mesmo assim, ainda conta com um ótimo custo-benefício;
- Tem uma potência maior;
- Consegue atender ambientes maiores.
Qual dos dois devo comprar?
A decisão final a respeito de um climatizador ou um umidificador dependerá das suas necessidades.
Se além de um ar mais úmido, você também precise de um aparelho que torne o ambiente mais fresco, com certeza o climatizador irá te atende de melhor maneira.
Entretanto, se o seu problema é apenas com a secura do ar, então o umidificador deverá bastar para tornar o seu dia-a-dia mais agradável.