Tratamento do ar x doenças respiratórias
Sabe quando você está em um ambiente tão seco que tem um ataque de tosse? Ou quando a alta umidade de um ambiente faz com que respirar se torne uma tarefa difícil? Pois é, ambas as situações são extremamente prejudiciais para a saúde, e o tratamento do ar, nesses casos, pode ajudar a evitar doenças respiratórias.
Não apenas ambientes muito secos como também muito úmidos são considerados prejudiciais para o nosso sistema respiratório. Ambas as condições não são consideradas ideais, visto que podem ajudar a agravar doenças respiratórias, como rinite alérgica entre outros já existentes e provocar outros problemas nesse sentido.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal da umidade relativa do ar é entre 50% e 60%. Quando a porcentagem de umidade do ambiente está muito acima ou abaixo desses dois indicadores, significa que o ar pode ficar pesado ou denso demais e resultar em problemas e dificuldades respiratórias. Para resolver esses problemas é importante ter acesso a umidificadores e desumidificadores de ar.
No entanto, muitas pessoas se perguntam: o que fazer em uma situação dessas? No Brasil, existem diversas localidades conhecidas justamente pela falta de chuva, o que leva a construção de um ambiente extremamente seco, e outras pela grande presença de chuva, o que resulta em alta umidade. Em ambos os casos, a solução é o tratamento do ar.
Tratamento do ar em ambientes úmidos ajuda a combater doenças respiratórias
Se você mora em um lugar em que chove praticamente todos os dias, talvez já esteja acostumado com o ar pesado e a casa sempre fechada, não é mesmo? Acontece que essas condições são verdadeiras inimigas da saúde do seu sistema respiratório – assim como da própria estrutura.
Em locais onde chove muito, é comum que as casas fiquem mais fechadas durante o dia. No entanto, isso faz com que haja uma baixa ausência de luz solar e circulação de ar na residência que, somada à grande umidade por causa das precipitações, leva ao surgimento de fungos, mofo e bactérias.
Isso faz com que o ar da casa fique não apenas mais pesado, dificultando a respiração. Além disso, a presença de mofo pode levar ao surgimento de fungos e ácaros que, quando inalados, podem provocar uma reação negativa no sistema respiratório, atacando doenças como asma, bronquite e rinite alérgica.
Sendo assim, o tratamento do ar é imprescindível para o combate das doenças respiratórias. Nesses casos, o ideal é a utilização de um desumidificador de ar, o qual irá agir no sentido de drenar a umidade do local, deixando em níveis ideais para uma melhor respiração – entre 50% e 60%.
Tratamento de ar em ambientes secos ajuda a combater doenças respiratórias
Já locais extremamente secos, com umidade relativa do ar abaixo do nível ideal, também são prejudiciais para a saúde do nosso sistema respiratório. Isso porque torna-se incômodo respirar, na medida em que a garganta e as narinas vão ficando secas e o calor vai tomando conta do espaço.
Nesse caso, saiba que a melhor solução é justamente realizar o tratamento de ar para evitar o agravamento de doenças respiratórias. Pessoas com rinite e asma, por exemplo, podem ter maior dificuldade de respirar em locais do gênero, em que a umidade é extremamente baixa.
Sendo assim, o ideal é utilizar um umidificador de ar, o qual contribui no sentido de fazer com que a umidade relativa do ar esteja em níveis ideais. Com isso, o aparelho mantém as suas passagens nasais lubrificadas, o que melhora a respiração de pessoas que tenham, asma, rinite ou estejam resfriadas, por exemplo.
Vale ressaltar também que o ambiente extremamente seco acaba se tornando ideal para diversos tipos de vírus e bactérias, o que pode levar a incidência de um resfriado. Por isso, ao utilizar um umidificador de ar e elevar a umidade do local, você estará se prevenindo dessa situação.
Umidificadores e desumidificadores de ar é com a Arsec
Se você está interessado em manter o ar do seu ambiente industrial, comercial ou residencial em condições ideias, saiba que a Arsec conta com os melhores umidificadores e desumidificadores do mercado. A empresa trabalha com soluções tecnológicas que qualificam a umidade relativa do ar do seu local.
Seja a sua casa ou ambiente de trabalho um lugar muito seco ou úmido, saiba que há como melhorar. Os aparelhos agem no sentido de deixar a umidade entre 50% e 60%, fazendo com que se torne muito mais fácil respirar.