Arsec Desumidificadores

Uso de desumidificador na secagem de grãos

Aqui no Brasil todos os anos são produzidas centenas de milhões de toneladas de grãos, exportados para vários países mundo à fora. Inclusive são produtos utilizados como matéria-prima na produção de diversos alimentos. Mas, tem algo que talvez você não saiba: o uso de desumidificador na secagem de grãos traz resultados incríveis.

Acontece que os grãos são higroscópicos, aqueles produtos que absorvem umidade. Além disso, o clima no Brasil é úmido em boa parte do território, o que pode dificultar o armazenamento correto desses produtos. Para que os grãos sejam de qualidade, a plantação precisa ser correta, assim como a colheita e o armazenamento.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, a umidade dos grãos deve ficar entre 12% e 15%. Enquanto isso, os armazéns onde os produtos estiverem, não podem passar de 70%. Assim, é possível evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem prejudicar o produto.

Cada tipo de grão possui uma umidade ideal

O uso do desumidificador na secagem de grãos será interessante para permitir que cada tipo de grão seja armazenado com uma diferente umidade. Afinal, são espécies diferentes, que precisam de cuidados diferentes. Dessa maneira, os níveis devem ser mantidos na seguinte faixa:

Café: quando os grãos do café não são armazenados corretamente e isso inclui os níveis de umidade, então o sabor pode ser afetado. É importante manter entre 11% e 12%;

Feijão: produto adorado por boa parte dos brasileiros, ele deve possuir uma umidade que varia entre 13% e 15%. O produto costuma ser prejudicado quando existe excesso de umidade;

Milho: esse grão precisa contar com 13,5% de umidade, para que não seja prejudicado e possa oferecer um bom sabor.

Uso de desumidificador na secagem de grãos evita problemas

Quando acontece o acúmulo de água nos grãos, as doenças fúngicas costumam ganhar força. De fato, as bactérias são as principais responsáveis por perdas da safra no Brasil. Assim, os fungos costumam ganhar força nos armazéns quando os níveis de temperatura estão mais elevados do que o recomendado.

Quando a umidade relativa do ar está acima de 65% nos grãos, é provável que eles sejam deteriorados. Em nosso país todos os anos aproximadamente 20% da colheita é perdida durante os períodos de produção e armazenamento.

O uso de desumidificador na secagem de grãos é algo positivo, assim como contribui para um bom cultivo de plantas, frutas e outros itens da terra.

Aqui você encontra o equipamento que precisa para o seu negócio

O desumidificador na secagem de grãos apresenta um resultado muito interessante, como você percebeu lendo o artigo. Por isso, a Arsec trabalha no desenvolvimento de equipamentos com tecnologia de ponta, para atender todas as suas necessidades.

Realmente o desumidificador é um produto que pode melhorar os resultados do seu negócio. Então, entre em contato agora mesmo e compre um equipamento de quem é referência no mercado, a Arsec!

Está com alguma dúvida para encontra o produto ideal?

Entre em contato conosco através do formulário abaixo que nossa equipe lhe retornará